05/2023 > Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, 2023

Aqui, registro de presença (e de encontros) na 18a. Flipoços, a Feira Do Livro Flipoços, de Poços de Caldas/MG, no Espaço Cultural da Urca, este ano sob o tema “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”.
Sílvia e Guina - Foto: Fernanda Zoninsein
Sendo assunto do meu maior interesse, tratei de pegar a estrada (bem acompanhado) e comparecer.
Pena que tenha conseguido estar presente em apenas dois dias, 05 e 06 de maio de 2023...

 
No sábado, 06/05, participei da Mesa Literatura Escritores Independentes, com o tema "do impresso ao e-book não na mesma ordem".
Na apresentação e coordenação da mesa a escritora, professora e curadora de revistas e festivais Sílvia Schmidt, participante também Mulherio das Letras. 
O debate (também chamado de Encontrão dos Escritores Independentes) contou com a participação de doze autores, de várias partes do Brasil, todos, com livros de contos e romances, relatando as dificuldades de publicar (na maioria, em auto-edição) e de fazer com que seus livros sejam lidos. Apenas eu, afinal, apesar de ter as mesmas questões, fiz jus ao tema geral, a proposta “Literatura e Fotografia"...
 
Mas, não estava ali apenas para falar, também para ouvir... No mesmo dia, outros dois grandes momentos da Flipoços 2023:
 
Eric, Guina e livros. Foto: Fernanda Zoninsein
* Assistir Eric Nepomuceno
, ao lado do professor Sergio, falar
sobre a sua incomparável carreira de tradutor dos melhores autores latino-americanos (Cortázar, Garcia Marquez, Juan Rulfo etc.), e também, mais propriamente, dos seus produtos como escritor, ao relembrar textos antigos e apresentar o livro de contos "coisas do mundo". 

Trocamos figurinhas, digo, os nossos livros...
 
 
* Reencontrar, após algumas décadas, o Patrono da Flipoços 2023, o fotógrafo (mas não fotojornalista...), diretor de fotografia de cinema e também cineasta, mestre da luz, Walter Carvalho, autor de extensa obra amplamente elogiada. 
No palco, em bate-papo com mediação de Gisele Ferreira (curadora da Flipoços) e participação de Felipe Nepomuceno (diretor de cinema, filho de Eric Nepomuceno), o homenageado Walter Carvalho "viajou", mas com profunda base teórica, pela história da Fotografia, dos primórdios ao uso da Inteligência Artificial.
E fechou a palestra com a projeção de seu curta metragem "Caruatá - vejo o lugar que me vê", em que, atuando também como ator, demonstrou alguns dos seus fundamentais conceitos sobre artes visuais. 
A palestra, incluindo o curta, pode ser vista no vídeo Homenagem a Walter Carvalho, no site da Flipoços 2023.
Com Walter Carvalho, propagandeando Personagem Cabal (selfie)

Conheci Walter Carvalho em priscas eras, no ano de 1987, em Ouro Preto/MG, na VI Semana Nacional de Fotografia - INFoto/FUNARTE.
Depois de dois longos períodos como fotojornalista, na Editora Bloch (Manchete) e no Jornal do Brasil, me tornara "free-lancer", colaborando com a Agência Fotossíntese e com sucursais da imprensa paulista no Rio de Janeiro. Daí, finalmente, pude participar de um evento de âmbito nacional e conhecer colegas de outras áreas e locais.
A lembrança mais marcante de Walter Carvalho vem de um agitado jantar num sobrado histórico da cidade. Ao fazer uma foto com flash, Waltinho, como todos os meus amigos o chamavam, pediu licença e, com muita educação, sugeriu um recurso prático para, com o material disponível, "suavizar a luz": pôr um guardanapo à frente do flash!
Logo fizemos algumas fotos e o conceito, que passei adiante sempre dando crédito ao mestre, me foi útil muitas vezes
Na prática, jamais voltei a usar exatamente guardanapos, mas a lembrança da antiga aula bem que serviu para nos divertirmos neste reencontro, 36 anos depois, na Flipoços 2023...    
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário