09/2023 > 40a. Bienal do Livro do Rio, palestra na série Autores de Imagens

A convite do amigo Ricardo Siqueira, da Luminatti Editora, participei da série "Autores de Imagens" na 40a Bienal do Livro do Rio, falando sobre como tenho feito para integrar em uma mesma publicação o fotógrafo e o escritor que convivem em mim... 
 
Foto: Fernanda Zoninsein - Bienal, RioCentro - Rio, 2023
Dizem que fui bem na fala, que bom!... Pode-se pensar que imito a capa do meu livro A Outra Face das Fotos, nem tanto... Talvez apenas exagero na ênfase: João Gilberto (no Canecão, em 1979, no famoso show que não aconteceu) até parece incomodado comigo (na verdade, reclamava do som, verdadeiro motivo do cancelamento).

 
Em outras palavras, falei sobre a minha experiência de integração, em livros e em espaços digitais (redes e blogs), de fotos & textos, resultando naquilo que costumo chamar de “fotextos”.
 
A ocasião era ainda mais especial porque “pela primeira vez, em 40 anos de existência", a Bienal do Livro teve um estande "totalmente dedicado à fotografia, com fotolivros, palestras e rodas de conversa”, com participação de 25 "autores de imagens", muitos também autores de textos com base nas próprias imagens.
 
Em suma, falei sobre a arte (e o artesanato) da publicação da dupla Fotos & Textos nos livros e/ou na Internet.
E já que o fiz e me fizeram a gentileza de gravar a fala (todos os vídeos por @fezoninsein), tomo a iniciativa de publicar a palestra.
Mas, dividida em quatro partes, para não cansar ninguém... 
 
GUINA na BIENAL (1): Personagem Cabal, a construção do livro
Na primeira parte, de como o livro Personagem Cabal (e outros dois) teve sua origem (e sua base) na prática do fotojornalismo, com o luxuoso auxílio da literatura e da editoração.
 
GUINA na BIENAL (2): Acervo de fotos na edição de livros
Na 2a. parte, o final da fala sobre o livro Personagem Cabal e a apresentação de outros dois (A Outra Face das Fotos e Bonecos & Pretinhas), também com as suas bases na minha prática do fotojornalismo, sempre com o imprescindível auxílio da editoração e da literatura.
 
GUINA na BIENAL (3): Alternativas digitais à edição de livros
Nesta 3ª. parte, minhas alternativas digitais à publicação de livros, apresentando vários blogs fotográficos, não mais baseados nos arquivos fotojornalísticos, e sim na acumulação de nova produção (local e, às vezes, circunstancial), blogs que podem, com apoio da literatura e da editoração, se transformar em livros.
--
Desculpem, mas, por falha de edição, o nível do som diminui na altura do primeiro terço do vídeo.
 
 GUINA na BIENAL (4): Dilemas (da edição de livros à escolha das palavras)
Quarta, última e menor parte da palestra sobre a arte (ou, às vezes, o artesanato) da publicação de Fotos & Textos em livros e/ou na Internet. Neste trecho final, comentários e sugestões sobre as dificuldades (e algumas possibilidades) da complicada questão da publicação de Livros de Fotografia.
E comentários sobre idem idem na criação de textos (ou títulos ou legendas) para fotografias em exposições ou publicações diversas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário